SEJA BEM VINDO A PC NOTE MAIS!
CENTRAL DE ATENDIMENTO: (17) 3422-3669 (17) 98125-3275
FAÇA SEU LOGIN
OU CADASTRE-SE

CIRCUITO FECHADO CFTV - CÂMERAS DE SEGURANÇA


CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO


Tecnicamente denominado Circuito Fechado de TV ou CFTV, um sistema de monitoramento de imagens consiste basicamente em uma câmera para captura da imagem ou vídeo vigilância, consiste basicamente de três níveis: as câmeras para captura das imagens, um meio de transmissão dessas imagens e um equipamento de gravação e visualização das imagens.

 

 

As principais funcionalidades do CFTV são:

 

EFEITO PSICOLÓGICO

 

A presença ostensiva de câmeras age sobre o comportamento das pessoas, que agem de forma diferente ao saber que estão sendo monitoradas.

 

REGISTRO PERMANENTE AOS FATOS

 

Possibilita o uso das imagens para identificar falhas e utilização em processos forenses quando necessário.

 

ACOMPANHAMENTO DE SITUAÇÕES

 

Realizado em tempo real e de locais remotos.

 

REDUÇÃO DA EXPOSIÇÃO

 

Menor risco da equipe de segurança e das pessoas, pois permite a tele presença.

 

RONDAS VIRTUAIS E SIMULTÂNEAS

 

Viabilizada em vários locais, de forma remota por centrais de monitoramento.

 

 

CÂMERAS DE VÍDEO

 

Qual o melhor para sua necessidade?

 

As câmeras são fabricadas com tecnologias diferentes, de acordo com sua aplicação. Uma câmera pode disponibilizar uma imagem em preto e branco ou em cores, para permitir ao operador visualizar e identificar alguma situação, ou ainda disponibilizar uma imagem térmica, com apresentação de informações sobre o contraste térmico da imagem, depende da aplicação desejada e do projeto onde é aplicada.

 

As câmeras são classificadas de forma genérica em três grandes grupos:

 

Câmeras fixas: Não podem alterar a linha de visada uma vez instaladas e fixadas, no entanto, podem ser dotadas de lentes com ajuste de zoom e foco;

 

Câmeras móveis: Possuem motores que permitem movimentação da linha de visada nos três eixos, chamados de movimentos P (panorâmico), T (tilt) e Z (zoom);

 

Câmeras multisensores: Também chamada de câmera 180º e de 360º, conforme a quantidade de sensores de imagem pode cobrir 360º simultaneamente, empregando movimentação digital, sem partes móveis.

 

O encapsulamento e recursos de cada câmera podem variar de acordo com sua aplicação, assim uma câmera pode ser dotada de iluminador de infravermelho (IR), de caixa de proteção à prova de água, à prova de explosão, entre outros recursos.

 

 

GRAVADORES DE IMAGENS

 

São os equipamentos responsáveis por receber as imagens e realizar o processamento, visualização, gravação e recuperação das imagens do sistema.

 

Existem diversas tecnologias de CFTV, que evoluíram através das gerações de equipamentos, as quais podemos destacar no quadro a seguir uma que mostra os tipos de gravadores de vídeo que basicamente caracterizam uma determinada geração tecnológica:

 

 

 

O PROJETO DE CFTV

A elaboração de um projeto de CFTV requer alguns cuidados, com o objetivo de obter-se o melhor resultado possível em termos de cobertura de imagens, respeito a legislação local e condições ambientais de cada instalação.

Existem diversas ferramentas disponíveis para dimensionar as lentes de uma câmera, a resolução da imagem, bem como tempo de gravação e retenção das imagens, parâmetros que devem ser considerados no projeto do CFTV.

O profissional adequado para executar um projeto de CFTV deve ter uma formação e registro, de forma que sejam assegurados aos clientes e usuários serviços de qualidade e conformidade com as normas técnicas e legislação em vigor.